William Luis

0 %
William Luis
Fullstack Developer
  • Residence:
    Canada
  • City:
    Toronto
  • Age:
    26
French
English
Spanish
html
CSS
Js
PHP
WordPress
  • Bootstrap, Materialize
  • Stylus, Sass, Less
  • Gulp, Webpack, Grunt
  • GIT knowledge

Pare de quebrar seus temas WordPress, use a função “Function Exists” !

23 de novembro de 2011

Para blogueiros, donos de sites feitos em WordPress e seus visitantes, nada é mais desanimador do que visitar seu site e se deparar com uma página em branco com uma linha de erro ao chamar uma função PHP que o WordPress não reconhece. Esse erro pode ser criado por muitas situações diferentes, como uma chamada a um plugin, mas o resultado final ainda quebra um site WordPress até você corrigir o problema.

Infelizmente, muitos desenvolvedores na hora em que fazem um trabalho para um cliente pensam que apenas eles irão mexer no código do site, sem lembrar que futuramente eles podem deixar de atender tal cliente. E o que muitos fazem? Criam sites em WordPress orientados a gambiarras e totalmente dependentes de plugins para funcionarem, mas nem sempre passam as instruções corretas, nem sempre criam uma simples documentação para que quem passe por algum problema saiba se virar sozinho (ou o novo desenvolvedor contratado, etc) e saiba exatamente quais plugins deve ativar (ou instalar novamente) para o site voltar a funcionar corretamente. Que fique bem claro: YOU ARE DOING IT WRONG ! Traduzindo, você está fazendo errado, todo desenvolvedor deve prezar por qualidade de software e lembrar que manutenibilidade é um item importante.

Para evitar tal erro bobo, existe uma excelente função no PHP, a function_exists e seu uso é muito simples. Ao usar este código, quando você chamar um plugin no WordPress, você cria um método infalível de preservar o seu blog e se precaver de um problema tão primário.

Este código (literalmente) verifica se a função que você chamou existe mesmo na biblioteca do WordPress. Se ele não existir, ele não vai quebrar seu blog dizendo que a página fez uma chamada de função que não foi encontrada. Se a função existir ela será chamada, se não existir será omitida.

Vamos a um exemplo:

Digamos que você instalou um plugin e no uso dele no seu trabalho você precisa fazer a chamada da função manualmente, chamando a função exibir_breadcrumbs();

[sourcecode language=”php”]
<?php exibir_breadcrumbs(); ?>
[/sourcecode]

Tal chamada só funcionará se a função existir, se não existir, ERRO !

Para evitar que tal erro seja exibido, vejamos como seria o uso correto da função function_exists para evitar tais problemas:

[sourcecode language=”php”]
<?php

if (function_exists(‘exibir_breadcrumbs’))

{exibir_breadcrumbs();}

?>
[/sourcecode]

Simples não?

Conclusão

Se você leva a sério desenvolvimento e deseja prover um serviço de maior qualidade, dar margem a seu site exibir códigos de erro não irá ajudá-lo em nada, isso só irá jogar contra você!

Use o if (function_exists) ao adicionar plugins e chamadas de funções colocadas no functions.php de seu tema WordPress e evite erros primários… Seu cliente agradece.. e seu trabalho e tempo também!

Posted in Dicas, WordpressTags:
Write a comment