É claro que não teria como mapear cada botão, cada ferramenta, cada ícone de toda a interface do C4D. Ou melhor… até teria!! Mas eu particularmente não tenho esse conhecimento todo e acredito que seria muita informação para ser absorvida de uma vez só.
Por isso vou fazer uma apresentação básica, o suficiente pra poder olhar a interface e reconhecer a maioria dos ícones.
Os Planos de Vistas da Interface
Como a maioria dos softwares 3D, o C4D inicialmente apresenta-se em quatro planos:
-Perspectiva (Perspective),
-Topo (Top),
-Lado Direito (Right) e
-Frente (Front).
Esta forma de apresentação facilita, e muito, o processo de modelagem. Utilizamos todas elas para melhor orientação de profundidade e altura bem como posicionamento de cada objeto na cena.
Contudo, freqüentemente necessitamos trabalhar em detalhes em apenas uma delas, para isso temos a opção de maximiza-las clicando no botão ao canto direito superior de cada uma.
Veremos frequentemente que a maioria das ações no C4D possui mais de uma forma de se executar, seja por botões, seja por combinações de teclas e cliques do mouse.
Nesse caso acima pode-se clicar sobre o plano desejado com obotão de rolagem do mouse, tanto pra maximiza-la como para minimiza-la e voltar aos 4 planos novamente.
Atalhos de Navegação
Aproveitando que falamos de um dos ícones no canto superior de cada plano, podemos então falar dos outros do grupo e dar o atalho equivalente a cada um deles.
Clicando com o botão esquerdo do mouse e segurando sobre ele, pode-se movimentar a vista para cima e para baixo ou para um lado e para o outro.
Atalho: com o Alt pressionado, clique e segure o botão de rolagem do mouse
Clicando com o botão esquerdo do mouse e segurando sobre ele, pode-se fazer um zoom in e um zoom out.
Atalho: com o Alt pressionado, clique e segure o botão direto do mouse
Clicando com o botão esquerdo do mouse e segurando sobre ele, pode-se girar a imagem em volta do eixo do objeto selecionado. (funciona somente em Perspective)
Atalho: com o Alt pressionado, clique e segure o botão esquerdo do mouse.
Botões
Olhando atentamente a toda interface do C4D, podemos perceber que os botões estão geralmente agrupados. Isto facilita o acesso as ferramentas de acordo com a sua funcionalidade.
Seleção, Posicionamento, Dimensões e Ângulos de Objetos
Undo e Redo
Desfaz ou refaz a ultima ação
Live Selection
Seleciona objetos, pontos, edges, faces, etc. Clicando sobre ela e segurando, ela dá mais opções de seleção. (por área, por polígono ou lasso)
Move Tool
Seleciona e movimentas os objetos pelo plano X, Y e Z
Scale Tool
Redimensiona os objetos
Rotate Tool
Rotaciona o objeto selecionado em torno do seu eixo.
Ferramentas de Render
Render Active View
Renderiza a imagem no plano que esta ativo. Muito útil para ter pré-vizualizações durante o processo de criação.
Render in Picture View
Dá o comando para renderizar a imagem final ou a animação final. Se clicar e segurar, abrirá mais opções como renderizar apenas uma região que selecionar ou o objeto que esta selecionado.
Render Settings
Abre a janela de opções de render (efeitos, tamanho da imagem, resolução, tipo de arquivo, etc).
Ferramentas de Objetos
Primitive Objects
Objetos básicos pré-modelados que facilitam e servem como ponto de partida para a modelagem de muitos outros objetos.
Spline Object
Cria linhas utilizando vários métodos diversos e possui formas pré-desenhadas em 2D.
NURBS
Dá uma forma 3D a objetos 2D como splines.
Modeling Tools
Ferramentas que agem diretamente sobre objetos, duplicando, conectando, adicionando, subtraindo etc.
Scene Objects
Insere objetos que compõem a cena como piso, céu, fundos, luzes, câmeras, etc.
Deformation Tools
Alteram a forma original dos objetos dando curvas ou criando efeitos de explosões, etc.
Particles
Cria emissores de partículas na cena utilizando um objeto e dá parâmetros para essas mesmas partículas interagirem. (vento, turbulência, gravidade, etc).
Ferramentas de seleção de polígonos, eixos e objetos
Layout
Permite escolher o layout da interface.
Make Object Editable
Transforma um objeto simples em um objeto editável, isto é, permite alterar os polígonos desse objeto. Geralmente usamos o atalho para esta ação pressionando a tecla “C” do teclado.
Use Model Tool
Ferramenta básica para permitir a seleção somente por objetos.
Use Object Axis Tool
Permite alterar a posição do eixo do objeto selecionado sem movimentar o próprio objeto.
Use Point Tool
Permite selecionar somente os pontos que compõem a malha do objeto.
Use Edge Tool
Permite selecionar somente os edges (linhas) que compõem a malha do objeto.
Use Polygon Tool
Permite selecionar somente os polígonos (faces) que compõem a malha do objeto.
“Árvore” de objetos
Nesta área, podemos visualizar todos os objetos que compõem a cena e seus respectivos efeitos, tags (etiquetas), materiais, polígonos. Aqui podemos também alterar seus nomes, agrupa-los (Alt + G) e colocar um dentro do outro (tornar filho).
Atributos do Objeto
Cada objeto criado ou inserido no C4D possui atributos próprios e quando ele esta selecionado, nesta área podemos alterar suas características e efeitos.
Editor de Materiais
Este editor permite a criação de novos materiais bem como alterar suas configurações para obter o efeito desejado.
Coordenadas de Objeto
Aqui poderemos ajustar as coordenadas do objeto em relação ao plano 3D (posição, tamanho e rotação)
Time Line
Linha do tempo e comandos para animação, nela podemos escolher número total de frames (quadros), gravar posições de objetos e personagens no tempo desejado, executar ações pré-determinadas por ferramentas específicas e muitas outras ações relacionadas a animação.
Bem… acredito que aqui concluímos esta parte de interface. Não relacionei todas, mas acredito que foram todas que são necessárias para começar a entender o Cinema 4D e suas possibilidades.
A seguir já poderemos aprender algumas ferramentas de modelagem e com esse estudo de interface vai ser muito mais facil encontrar as ferramentas desejadas.