PASSO 1:
Crie um objeto Platonic e torne editável (tecla C), e faça uma pequena extrusão dos polígonos com Offset de 0.001 m, apenas com a intenção de separar as faces umas das outras.
Maximum Angle em 25 graus isola as faces apenas se o ângulo entre elas for maior que 25 graus. Assim podemos remover essas divisões do meio sem perder tempo com seleções individuais em todo o objeto.
PASSO 2:
Com a mesma seleção, faça um Melt (atalho U˜Z).
Mude para seleção de pontos, e selecione todos os pontos do objeto (Ctrl+A ou Cmd+A). Aplique um Optimize com tolerance em 5 m. Os pontos que foram criados na extrusão do passo anterior agora vão ser ligados e fundidos novamente, ou seja, serão eliminados e o objeto voltará a ter o mesmo número de pontos (detalhe no Attributes Manager).
PASSO 3:
Selecione todos os pontos e aplique Subdivide com 1 subdivisão.
Mantendo a seleção, expanda usando Grow Selection (Selection>Grow Selection ou atalho U˜Y).
PASSO 4:
Inverta a seleção (Selection>Invert ou atalho U˜I) de modo que apenas os pontos do centro de cada face fiquem selecionados.
Salve a seleção com Set Selection. Note a tag de seleção ao lado do objeto no Object Manager.
PASSO 5:
Coloque o objeto dentro de um HyperNURBS e expanda a seleção novamente com Grow Selection (U˜Y). Faça uma leve escala, aumentando com Scale Tool, de modo a deixar o contorno do objeto um pouco mais esférico.
PASSO 6:
Clique na Tag do Set Selection para que os atributos fiquem visíveis. Selecione todos os pontos do objeto e clique em Deselect Points para que os pontos centrais (salvos na tag) sejam subtraidos da seleção.
Com a tecla Crtl pressionada, clique no botão de seleção de bordas (Use Edge Tool) para transformar a seleção de pontos para bordas.
PASSO 7:
Clique no botão Use Polygon Tool e selecione todos os polígonos (caso não esteja ainda), volte para o modo de seleção de bordas e aplique um Bevel com Inner Offser em 0.5 m (atalho M˜S). Clicando novamente no modo de polígonos, repare que os gomos ficaram separados na seleção. Inverta a seleção (U˜ I).
PASSO 8:
Faça uma extrusão para dentro com Offset em -3 m.
PASSO 9:
Expanda a seleção de polígonos (U˜Y) e converta para bordas.
PASSO 10:
Contraia a seleção de bordas 2 vezes com Shrink Selection (Selection>Shrink Selection ou atalho U˜K). Em seguida expanda novamente (U˜Y).
PASSO 11:
Pressione a tecla ponto (.) no teclado, e enquanto mantêm pressionada clique com o mouse e arraste para a direita, até que o tensão da malha HyperNURBS seja ajustada para máximo peso.
PASSO 12:
Dê um duplo clique na tag de Set Selection para que a seleção dos pontos centrais seja recuperada. Faça uma escala ampliando levemente os pontos até que o contorno da bola fique completamente esférico.
PASSO 13:
Aplique uma tag de Phong para suavizar a superfície.
Coloque uma iluminação de estúdio e aproveite! Daqui alguns meses começa a Copa do Mundo! ….hehehe